segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CONHECENDO FORTALEZA

História de Fortaleza


A história de Fortaleza começou há muitos anos atrás, quando a cidade surgiu ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção, construído pelos portugueses. Ao redor do forte, surgiu um povoado, que deu origem à quinta maior cidade brasileira. O visitante que chega a Fortaleza, hoje uma metrópole admirada por turistas do mundo inteiro, dificilmente imagina que ela parecia ter poucas chances de evoluir.
Enquanto Capitania, O Ceará não recebia atenção alguma. A conquista da Capitania começou em 1603, com a bandeira de Pero Coelho de Souza que fundou o Forte de São Tiago na Barra do Ceará. Sua ocupação oficial foi iniciada por Martim Soares Moreno, o capitão português que serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance "Iracema" de José de Alencar, recuperando e ampliando o Fortim de São Tiago, e rebatizando o novo forte de Forte de São Sebastião.
O Forte foi ocupado por uma expedição holandesa, que dominou o Ceará de 1640 a 1644. Derrotada pelos índios, voltou seis anos depois à Região, comandada por Matias Beck, que ergue o Forte Shoonemborch às margens do Riacho Pajeú. A explusão definitiva dos holandeses ocorreu em 1954 pelo comandante português Álvaro de Azevedo Barreto, que muda o nome do Forte para Nossa Senhora da Assunção.
A criação do município de Fortaleza se deu a 13 de abril de 1726, quando a povoação do Forte foi levada à condição de vila.
Somente em 1823 o Imperador Dom Pedro I elevou a vila à categoria de cidade.
No século XX Fortaleza passa por grandes mudanças urbanas, entre melhorias e o êxodo rural, e cresce muito chegando ao final da década de 1910 sendo a sétima cidade em população do Brasil. Entre as décadas de 1950 e 1960 a cidade passa por um crescimento econômico que supera 100% e começa a ocupação de bairros mais distantes do centro. Ao final dos anos 70 começa a despontar como um futuro pólo industrial do Nordeste com a implantação do Distrito Industrial de Fortaleza. Durante a abertura política após o Regime Militar o povo elegeu a primeira mulher prefeita do Ceará, Maria Luiza e a primeira prefeitura comandada por um partido de esquerda. No final do século aadministração da prefeitura e a cidade passam por diversas mudanças estruturais com a abertura de várias avenidas, hospitais, espaços culturais e despontando como um dos principais destinos turísticos do Nordeste e do Brasil.

A Cidade:


Fortaleza, belos cenários que merecem ser admirados !!!
Quem escolhe a capital cearense como destino certamente vai encontrar as mais belas praias paradisíacas, muito sol o ano inteiro e as noites mais animadas do nordeste. Além de encontrar ótimas opções de hospedagem de todos os gostos e bolsos sem abrir mão do conforto, estilo e charme que você merece, confira tudo isso e venha para Fortaleza...
...Terra quente e de poucas chuvas, Fortaleza tem uma natureza exuberante no que se refere às suas praias de verdes mares, à grandiosidade de suas dunas, à força dos ventos e à sua luminosidade intensa. Com uma temperatura média de 27 graus, apresenta um verão permanente e seu povo hospitaleiro é conhecido por uma contagiante alegria de viver.



Fortaleza é a porta de entrada do Nordeste, pois está localizada estrategicamente logo abaixo da linha do Equador. Metrópole moderna, do mar verde-azulado, das belas praias, do vento suave e do povo alegre e hospitaleiro. Lugar para se ver, ouvir, sentir, guardar na lembrança e nunca mais esquecer !
É a rota mais curta do Brasil para Europa, Estados Unidos, África, a apenas 6 horas e meia de vôo, além de estar na metade do caminho para se chegar a outros Estados do Brasil. 
Por tudo isso e muito mais, Fortaleza se destaca como portão Internacional aéreo e marítimo da América do Sul para turismo, negócios e eventos.
Aqui na capital do estado do Ceará, tudo é pensado e voltado para o turismo, onde a tranqüilidade e agito convivem em total harmonia. 
Com uma excelente infra-estrutura de hotéis, praias e belezas naturais da costa do Sol Nascente e Sol Poente, Fortaleza é hoje uma das cidades que mais recebem turistas no Brasil
Distância do Aeroporto Internacional Pinto Martins até 
  • Centro da cidade 10km, aproximadamente 20 minutos
  • Centro de Convenções 16km, aproximadamente 25 minutos
  • Praia do Futuro 18km, aproximadamente 35 minutos
  • Praia de Iracema 12km, aproximadamente 25 minutos
  • Praia do Meireles 15km, aproximadamente 30 minutos
  • Praia do Mucuripe 16km, aproximadamente 30 minutos
  • Praia do Cumbuco 37km, aproximadamente 1 hora
   
De Fortaleza até
  • Aquiraz 26km33
    Acesso pela CE-040
  • Aracati 149km
    Acesso pela BR-116, CE-040, BR-304
  • Beberibe 74km
    Acesso pela BR-116 e CE-040
  • Canoa Quebrada 156Km
    Acesso pela BR-116,BR-304 ou CE-040 pegar BR-304 em Aracati
  • Caucaia 8km
    Acesso pela BR-222
  • Cumbuco 30Km
    Acesso pela BR-222
  • Jericoacoara 281Km
    Acesso pela BR-222 e CE-161
  • Lagoinha 97 km
    Acesso pela BR-222 
  • Morro Branco 80Km
    Acesso pela CE-040
  • Paraipaba 175km
    Acesso pela CE-085, CE-483, BR-222 e CE-423

Atrativos de Fortaleza - CE


Fortaleza oferece praias paradisíacas com coqueiros, dunas, falésias, lagoas de águas cristalinas e fontes de água doce. Além de atrair os turistas com seu maravilhoso clima, tendo temperatura média entre os 30°C e águas mornas entre 25°C à 28°C agradáveis para banho.
No final da tarde na praia de Iracema pode-se curtir no píer da Ponte dos Ingleses, antiga ponte metálica, o romântico pôr-do-sol. 

PRAIAS

 
Praia do Futuro:  um pouco mais afastada da área urbana, tem águas mais limpas; os fortes ventos provocam ondas mais altas e fortes. Além das praias, outra atração são as barracas de praia com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo. É possível aproveitar todo o dia e toda a noite nas grandes barracas.


 
Praia de Meireles:  é o trecho de praia ao redor da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de Fortaleza. A área concentra grande número de hotéis, restaurantes, lojas e outros serviços turísticos; muitas vans de turismo, que oferecem tours na cidade e redondezas, têm o Meireles como ponto de saída e chegada.  Também no Meireles, com suas largas calçadas, encontram-se diversas barracas à beira-mar. As barracas têm em geral acesso ao calçadão e à areia da praia, sendo convenientes tanto para descansos rápidos durante uma caminhada como para um almoço à beira-mar
Essa área é bastante movimentada todo o dia e grande parte da noite. As pessoas vem nesta praia p/ caminhar, almoçar e jantar, comprar artesanato e lembranças na feirinha (após o entardecer), ou apenas passear e apreciar o ambiente de beleza e tranquilidade.


 
Praia de Mucuripe:  é a continuação da Praia do Meireles, na direção leste; não há um claro marco divisório entre essas praias. O calçadão de Mucuripe é um pouco mais estreito que o do Meireles, mas é largo o suficiente para atrair diversas pessoas, que vêm para passear, caminhar ou assistir às peladas nas quadras de areia. No final da praia, no trecho próximo ao Porto de Mucuripe, pode-se ver diariamente uma profusão de jangadas e outros barcos rústicos.    
Existem diversas jangadas turísticas espalhadas por Fortaleza, para que os turistas tirem fotografias; em Mucuripe, as jangadas são de fato utilizadas como meio de vida pra diversas famílias de pescadores. No final da avenida beira-mar, encontra-se o mercadinho de peixes e frutos do mar; pode-se não apenas admirar a fartura de peixes, lagostas, lulas e crustáceos, mas também comprar pequenas porções e levá-las para que sejam preparadas em pequenas barracas, no próprio mercado. É do Mucuripe também que partem os passeios de barco; as embarcações podem levar algumas dezenas de pessoas, e aparentemente são vistoriadas para garantir a segurança dos passageiros. Informe-se nos quiosques localizados nas calçadas da praia.


 
Praia de Iracema: limitada por quebra-mares, a Praia de Iracema é reta, suas ondas são fortes, possui recifes e areia grossa e escura. Berço da cultura e história cearense , a praia é freqüentada por turistas, artistas e intelectuais. Aqui o turista conhecerá a Ponte dos Ingleses, o Centro Cultural Estoril e a Estátua de Iracema. No calçadão o visitante poderá optar entre bares, restaurantes e casas noturnas.

PASSEIOS

 
Theatro José de Alencar: Quando se pensou em construí-lo, o Ceará passava por uma fase próspera em sua economia devido ao cultivo do algodão. Também foi nessa época que criou-se o Instituto do Ceará (objetivava estudar História, Geografia e Antropologia ) e fundou-se a Academia Cearense de Letras (foi a primeira do país). Como se vê, o Ceará afogava-se na intelectualidade e foi assim que a idéia de se construir um teatro veio a tona. Já existiam alguns teatros em Fortaleza, mas todos de pequeno porte, portanto nenhum oficial.
Daí, o governante da época, o Sr. Antônio Pinto Nogueira, mandou que fosse construída uma verdadeira casa de espetáculos. No coração da cidade está localizado o prédio mais bonito de Fortaleza: o Theatro José de Alencar, verdadeira jóia arquitetônica. No final do século passado este espaço era ocupado por apenas duas instituições: o Batalhão de Segurança (Polícia Militar) e a Escola Normal Pedro II. Em 1908, parte do prédio do Batalhão de Segurança foi cedido pelo Governo Estadual para a construção do Theatro José de Alencar.
Endereço: Rua Libero Barroso (Praça José de Alencar - Centro.)



 
Catedral de Fortaleza: foi construída entre 1930 e 1963. Sua construção durou quase 40 anos, sendo inaugurada em 1978. A partir daí, Fortaleza passou a ter a décima catedral do mundo e a segunda do Brasil, em tamanho. Esta igreja foi projetada pelo arquiteto francês George Maunier. Em estilo eclético, com predominância de elementos góticos e românicos. Devemos ressaltar na decoração da Catedral a pia batismal de origem portuguesa, datada de 1637, o altar de mármore e os sinos de bronze, datados de 1680, que badalam em suas torres de 75 m de altura.
Em 1975 foi criada a Capela do Ressuscitado, na cripta onde foram enterrados os restos mortais de algumas personalidades católicas. A Cripta da Catedral é consagrada aos Santos Adolescentes, falecidos antes dos quatorze anos. Já em outubro de 1996, foi colocada no teto da igreja uma cruz de concreto de 245 kg suspensos sobre o altar principal, sustentados por fios de aço. A Igreja da Sé possui uma área de 3.000 m2 com 90 m de comprimento e 45 m nos transeptos. Ela tem capacidade para abrigar 5.000 pessoas. É considerada uma obra de incrível beleza arquitetônica.
Endereço: Rua São José, S/N - Centro


 
Praça do Ferreira: Primeira referência do centro de Fortaleza, ponto de partida do que hoje é a maior concentração comercial do centro da cidade. Na década de 70 perdeu seu principal marco, a famosa "Coluna da Hora", recentemente resgatada por reforma que devolveu aos fortalezenses as características arquitetônicas originais do "Coração da Cidade".
Endereço: Praça do Ferreira - Centro

Cine São Luís: foi inaugurado em 1958. Com linhas neoclássicas e inspiração art-déco, o cinema tem capacidade para 1.500 pessoas, possui hall e escadaria revestidos em mármore de Carrara, com lustre de cristal da Tchecolosváquia. O São Luís continua a participar ativamente da vida cultural da cidade, inclusive sediando eventos como o festival de cinema Cine Ceará.
Endereço: Praça do Ferreira - Centro

 
Farol do Mucuripe: foi construído em 1840 e fica próximo ao Cais do Porto, que tem o mesmo nome. Foi desativado e conservado, servindo de sede ao Museu do Jangadeiro ou Museu de Fortaleza. No espaço do Museu, às quartas feiras das 14:00 às 18:00 horas e sábados das 08:00 às 12:00 horas, é realizado um passeio com guia até a Estação Eólica de Fortaleza, onde são apresentados vídeos, com a história e evolução dessa estação - a energia eólica gerada pelos quatro cata-ventos é suficiente para abastecer cerca de 3 mil casas.
Endereço: Avenida Vicente de Castro, S/N - Centro
 
Fortaleza Nossa Senhora de Assunção: construído pelos holandeses em 1649 e reconstruído em 1817, o antigo Forte Schönnenborch com suas muralhas, abriga hoje a 10ª Região Militar. É o local de origem da cidade,  com a construção do Forte de São Sebastião, que foi erguido pelos portugueses no início do século XVII. Depois de servir de abrigo para muitas lutas contra índios e piratas, o Forte foi tomado pelos holandeses, que o mantiveram sob seu domínio por alguns anos.
Quando os portugueses finalmente recuperaram o controle sobre a construção, o Forte passou a ser chamado de Fortaleza Nossa Senhora da Assunção. Ao redor da construção foi nascendo uma Vila, conhecida como São José do Ribamar. O monumento que hoje é controlado pelo Exército pode ser visitado por turistas e visitantes em geral.
Endereço: Av. Alberto Nepomuceno - Centro da Cidade (em frente ao Mercado Central)
 
Mercado Central: Inaugurado em 1998, o novo Mercado Central de Fortaleza é um prédio moderno que reúne 559 boxes, o artesanato típico é o grande atrativo.
Endereço: Avenida Alberto Nepomuceno s/n – Centro

 
Ponte Metálica: Também conhecida como Ponte dos Ingleses, onde se é possível contemplar o mais lindo pôr de sol e com um pouco de sorte, observar os golfinhos brincando.
Endereço: Praia de Iracema.


 
Centro Dragão do Mar: 30 mil metros quadrados de aréa para vivenciar a arte e a cultura, com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário. O acesso é democratizado, permitindo que a população de baixa renda possa ter acesso aos bens simbólicos ofertados.
Endereço: Praia de Iracema.


 
Rede Ferroviária Federal (João Felipe): Construída em 1880, a estação era ponte de chegada e partida dos trens que faziam o transporte de mercadorias e passageiros do interior para a capital. Atualmente, a estação ainda tem linhas regulares pela zona Metropolitana de Fortaleza. A estação possui uma fachada em estilo neo-clássico, em homenagem ao engenheiro João Felipe.
Endereço: Localizada defronte à Praça Castro Carreira, mais conhecida como Praça da Estação.


Parque do Cocó: O Parque do Cocó está situado às margens do Rio Cocó e é A maior zona ecológica urbana da América Latina, com 400 hectares de superfície. Ele pode ser dividido em dois parques:
Parque Adahil Barreto (Antigo Cocó): Numa área de 44 ha, conta com play-groud, restaurantes, pista para cooper, trenzinho para crianças, pombal e extensa área verde.
Endereço: Rua Virgílio Borba, Bairro de Dionísio Torres.

Parque do Cocó (Novo Cocó): Áreas verdes, bosques, quadras esportivas, pista para cooper, anfiteatro, lanchonetes, inclusive um imenso mangue, com sua flora e fauna características.
Endereço: Está entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Rua Andrade Furtado.
Beach Park: É considerado o maior Parque Aquático da America Latina, com diversas atrações para toda família.
Endereço: próximo de Fortaleza em Aquiraz.

 
Estoril: fica no bairro preferido pela boemia. Em suas redondezas encontra-se uma grande variedade de restaurantes e bares instalados em casas e edificações antigas. Alia-se a tudo isso o charme e bucolismo das ruas estreitas que o cercam, relembrando o passado e, principalmente, atraindo os turistas com sua programação sócio-cultural.
Endereço: Rua Tabajaras, 359 – Praia de Iracema - Centro - Bem próximo à Ponte Metálica.
 


 
Assim que escurece começa o agito nos barzinhos da região e as caminhadas no calçadão arborizado à beira-mar. Tem destaque a imensa feira de rendas e artesanatos com ótimos preços, bem como a noite mais animada do nordeste com forró, samba e até rock nacional.
 

Além das belas praias e da melhor noite do Nordeste, a cidade oferece muita cultura com teatros e cinemas, bem como diversos shoppings espalhados por Fortaleza.
Se desejar muita adrenalina, é no Beach Park que você vai encontrar, com muitas atrações dentro d'água e para todas as idades.
O Ceará é demais com seus 574 km de litoral para todos os gostos...


Um comentário:

  1. Essa poesia foi composta na praia de Iracema, bem em frente ao monumento que leva o seu nome. Não quis fazer nenhuma alteração, preferir transcrever e publicar na sua forma original, nem mesmo uma vírgula foi mudada, os originais encontram-se guardados em duas folha de guardanapos de um pastel que eu tinha terminado de comer.

    FORTALEZA

    Fortaleza, você me fez sonhar o meu melhor sonho.
    Fez-me sentir o momento mais feliz da minha vida
    Estendeu os teus braços para o descanso do meu carinho
    Você Fortaleza é a mais linda de todas as minhas poesias

    Amo-te

    Não pelo que você me dar, mas pelo tudo que você é.
    Quero viver o seu momento, não em frações Fortaleza.
    Quero o seu inteiro Fortaleza

    Quero usufruir de toda tua beleza,
    Ir a praia de Iracema, ouvir a canção
    Deste mar que banha a areia
    Parecendo as estrelas quando a lua vai beijar

    Quero ouvir a canção que o vento canta
    Os assobios das gaivotas que alegres e toda prosas
    Nas suas areias a ciscarem

    Estou de volta a minha terra, mas aqui deixo saudades.
    Levo lembranças desta terra, que meu deu felicidades.
    Que me abrigou nesse seu ninho e que deixo os meus olhinhos
    Marejados de saudades
    Amo-te Fortaleza

    Fortaleza 23/06/11
    Luiz Menezes de Miranda

    ResponderExcluir